quarta-feira, 15 de maio de 2013

Revivendo

http://www.youtube.com/watch?v=33D4y1upoBk
O Link remete ao vídeo gravado ao vivo por alguém que eu desconheço, no You Tube,

Legião Urbana – Ao Vivo em Porto Alegre 1990 – Show Quatro Estações

que, é claro, eu poderia ter ido procurar de propósito por lá, mas aconteceu por acaso, porque eu estava revisando Filhos das Pedras, e fui procurar por Bailei na Curva, uma peça que fez muito sucesso em Porto Alegre e cuja música de encerramento, Horizontes, cantada por Elaine Geissler, faz parte do passado da personagem principal, assim como faz parte da minha vida. E assim, de um vídeo a outro porque no You Tube é bastante fácil, vendo imagens de Porto Alegre, caí nesse vídeo, mas mergulhei bem fundo, mesmo, porque posso reconhecer meus gritos lá fundo, aos vinte e oito anos e tão fã daquela banda que não podia passar um dia sem escutar suas músicas, levava comigo (na época era walkman, mesmo, não existia Ipod, sequer MP3!) na moto, ia para o trabalho cantando suas músicas, fazia parte da minha rotina, eu não conseguia existir sem Legião Urbana. Foi bem mais que uma febre, foi um estilo de vida.

Fiquei grávida em 1990, e Pais e Filhos fazia muito sucesso naquele ano. Eu sou fã da Legião desde 1984, comecei ouvindo Por Enquanto, Soldados, Índios, e nunca mais parei, eu gravava as músicas em fitas cassetes das transmissões das rádios, uma em especial, que tinha uma programação noturna quase sem comerciais, e as gravações ficavam perfeitas. É, naquela época já se podia piratear mesmo sem internet, e apesar de ter pouco dinheiro, eu guardava para comprar os LPs, tive o primeiro, cuja capa é toda branca com uma foto dos quatro e o Dois, e o tempo passou, com o advento da internet e minha pobreza mais intensa, me desfiz dos LPs, entre eles muitos outros, de outras bandas que eu amava, mas as músicas estão aí para sempre, e de repente, eu encontro esse vídeo aí no You Tube, e me voltam lembranças tão intensas que eu fico pasma, olhando e ouvindo meus berros, pois reconheço minha voz, me transporto de volta àquele ano, naquele momento, sei bem o lugar onde eu estava ao lado do pai do meu filho, que não vejo há mais de doze anos. Eu estava com cinco meses de gravidez naquela época, e fomos ao show na minha moto, eu dirigindo, jogando a barriga para cima do tanque de gasolina como sempre fazia, até o oitavo mês. Porto Alegre fervilhava naquele ano, todo o país fervilhava naquele ano, tínhamos passado por Collor, nós, petistas, depois da derrota tão frustrante de Lula, ainda tinhamos motivos para lutar, e as músicas da Legião só acrescentavam, em tudo, por tudo, na minha vida e na vida das pessoas que me cercavam.

Agora, assistindo ao show, percebo mais claramante o que Renato Russo disse naquela noite, e tenho 49 anos, acabo de ver a notícia (foi ontem) em que o nosso Conselho Nacional de Justiça determinou a obrigação dos cartórios reverterem as uniões homoafetivas em Casamento! Vejo Renato com sua camiseta onde havia um desenho de um triângulo rosa, e ele faz menção às coisas que estavam acontecendo na Europa (não sei, talvez o neonazismo ou coisa que o valha), que tomássemos cuidado…

O show ainda tem a música Será, mas que pena, Renato Russo não teve tempo de ver a transformação do nosso mundo. Não está perfeito, nem de longe o que sonhamos, mas eu saio dessa funda nostalgia onde me enfiei desde que o show começou (dura quase duas horas), e estou aliviada, tenho certeza de que a nossa geração, calada, na surdina, emudecida por tantos que tinham maior voz ou melhores condições de se expressar, realmente sabia o que queria, onde deveríamos chegar. Fomos nós, como público, que realmente mudamos este país.

Conseguimos, temos um país democrata, somos liberalistas, e continuamos, podemos fazer isso. Crescemos amordaçados, mas nos libertamos e agora podemos experimentar essa maturidade com a certeza de que não vivemos em vão.

Mas, estou com saudades, uma saudade tremenda daquela época, daquela cidade, daquelas coisas pelas quais ansiávamos, e que às vezes ainda me torturam em sonhos, à noite. Mais amor, mais compreensão, mais atitutes positivas, mas igualdade entre os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber o que você pensa...